4.6.05

Do esvaziamento dos sentidos 1.01

o lago era grande

atingia várias paragens
atingia todas paragens

fedia,
todos sorriam,
Veja! não há o que cheirar

o lago era raso
mal tocava os pés
e as larvas não paravam de se replicar

Me estenderei em prosa a parti daqui: É o sentido que que o mecanismo toma, o esvaziamento dos sentidos. Sentidos rasos, replicando-se, replicando-se, sem nenhum controle. Apenas números.
Che Guevara, herói da revolução cubana, acreditava viver em um mundo corrupto e foi assassinado por lutar pelo que acreditava. A vingança da engrenagem não podia ser pior. Esse herói se torna um escudo, um símbolo. Um símbolo de si mesma.
O capitalismo se apropriou da imagem de Che Guevara e a exibe em camisas da C&A, a sua vingança e mudar seu sentido, Ernesto Guevara se torna uma estampa legal. Se você fizer uma compra de mais de R$ 50,00 você pode parcelar em até 7 vezes! Você não pode perder! VEJA! VEJA! VEJA!
Não vão haver templos propagando seus idéias, um mundo de ideias não mudaram. Mas sim, ele foi crucificado nos peitos de quem fez esse tipo de compra, pelo menos enquanto a moda durar. Replicando-se, replicando-se.

3 comentários:

O empírico disse...

Replicando-se, replicando-se.

ideiasaderiva disse...

Acredito que esta avaliação precisa ser mais esmiuçada. Veja bem uma possibilidade: é a participação do mundo capitalista – que o Che combateu – que torna a imagem dele um ícone. Este ícone vira camisas com mensagens e vai parar na camisa dos jovens por causa de uma frase apenas. Este ícone vira um filme. E depois vira livros e documentários e histórias e Histórias. E então, alguns dos milhares de jovens com suas camisetas, apenas alguns comprarão o livro e saberão a sua história, seu ideário e poderão, talvez, compactuar com ele... ou achar que o fracasso não esteja no sistema econômico, não é o capitalismo, não é o comunismo... o fracasso talvez seja o próprio ser humano – mas, isto já é niilismo... talvez, talvez.... mas, talvez, também alguém que compre a camisa queira mais do que estar na moda... queira passar uma mensagem de que não concorda com o mundo do jeito que está... dizer, “veja, este cara aqui que eu não conheço bem, este cara aqui matou uma porrada de gente também, mas ele tinha outras idéias... ta entendendo? Igual aquele indiano também tinha... aquele tal de Gandhi... e o cara optou pela não violência... Esses caras estão falando de outra possibilidade... um terceiro caminho... um outro sonho”...

quem sabe??

Abraços

O empírico disse...

Somos todos filhos do mundo, só escolhemos caminhos diferentes, para essa dita "felicidade".
E nunca disse que a imagem de Che nessas camisas não pudesse ter um fim postivo no futuro, mas a função de sua imagem foi esvaziada, pode ser reencontrada é claro, mas a engrenagem a esvaziou, e esse é o fato ao qual estou comentando.

Muitos abraços!