21.10.09

Momento diário - Liniers

Eu sempre fui uma criança empolgada. É de natureza. Vejo algo que me emociona, ou que me impressiona muito, e quero correr e gritar pros quatro pontos cardeais. Me sinto extremamente responsável em dividir aquilo, o maravilhoso, o genial, com os outros. É como se achasse um absurdo e falta de consideração com aqueles que amo alijá-los de algo tão importante. Tipo um revolucionário exigindo melhor distribuição de renda.

No entanto, no decorrer da idade a gente vai percebendo que aquilo que nos derrete nem sempre os derrete... Por vezes as diferenças de gosto são tão grandes que o espetacular se torna entediante para o outro. Me confesso desanimado com o fato, e por fim acabei aprendendo a guardar essas micro explosões dentro de mim. Acho que isso me ajuda a compreender as religiões que pregam a conversão dos mundanos. Diferente deles escondo meus gritos empolgados com um sorriso tímido no rosto.Vez ou outro acho alguém com espírito parecido comigo, em sincronia em alguns pontos, e me permito, com voz abafada partilhar daquilo que considero importante. É raro, mas acontece.

Mesmo assim é difícil a empolgação ser minimamente equivalente e assim, no meio desse mundo de gente grande com vozes aveludadas, me sinto o escritor e aviador Antoine de Saint-Exúpery. O autor do Pequeno Príncipe tinha dificuldades em encontrar alguém que não confundisse desenho de chapéu com cobra engolindo elefante *.

Mas hoje vou abrir uma pequena excessão e vou espalhar algo que considero brilhante. Que se dane se você não se importar, hoje me permitirei o moleque de cabeleira vermelha que detestava pentear o cabelo e que saia todo destrambelhado tropeçando por ai...

Conheci esse argentino há bem pouco tempo e já sou apaixonado pelo seu trabalho. Meu objetivo na vida é atingir em qualquer coisa que faça o que ele é capaz com suas tiras.



O nome desse artista é Liniers e ele já tem dois albuns traduzidos para a língua tupiniquim. Além disso, pra quem não tiver muito problema com o idioma espanhol, como eu tenho, vale dar uma olhada no seu blog http://autoliniers.blogspot.com/. Atualizado diariamente o desenhista publica uma tira por dia.**

..................................................................................


*Criou-se um preconceito sobre "O Pequeno Príncipe" desde que modelos e top models o apontavam como livro preferido. Eu arrisco em dizer que se essas moças lêem mesmo, e compreendem, o livro não podem ter a cabeça tão vazia como o preconceito dita.

**Apesar de ter problema com o espanhol eu me dobro todo pra conseguir ler suas tiras. É impressionante, mas já tenho percebido evoluir minha compreensão na língua latina..

3 comentários:

Rebeca dos Anjos disse...

Aaaai. Cê sabe que eu sofro do mesmo problema, né?

E... EXCELENTE dica!!!

Tava com saudade de ler coisa nova por aqui. Adoro essa coisa do hotmail me avisar das novidades!

=DDD

Beeeijo.

ludmilesca disse...

Belíssimo Liniers...A descoberta do ano!

Thais Sant'Ana disse...

Adorei o texto... eu finalmente encontrei a palavra que define essa minha vontade de distribuir o que eu acho de belo, surpreendente, com meus amigos: "empolgada"... Também sempre fui empolgada, mas sinto que isso não é agradável a todos, e só me resta adotar essa voz aveludada, o sorriso timido, pra não ficar sugerindo milhares de coisas diariamente para as pessoas que gosto... Eu tb conheço Liniers, e fiquei apaixonada, rsrsrs na epoca não resisti e fiz questão de mostrar pra todo mundo. ;)